sábado, 2 de maio de 2009

Tema 3 - Perspectiva dialógica das Interacçóes


Um plano de acção tutorial pretende acima de tudo levar os alunos a uma melhor inserção e participação na vida escolar, conhecendo também as suas necessidades e interesses, no sentido de permitir a todos os intervenientes (comunidade escolar, em geral, e professores, em particular) ajudarem os alunos na formulação de um projecto de vida, passando por aspectos fundamentais, tais como a realização pessoal e verdadeira integração social. Neste sentido, este tipo de plano de acção tutorial tem raízes na teoria da actividade de Vygotsky, na medida em que se pretende organizar todo o processo educativo à volta da experiência pessoal de um indivíduo, com o intuito de o envolver em todo o processo de ensino aprendizagem, evitando uma ruptura com o espaço escola e consequentemente com a sua formação pessoal, social e até profissional.
A teoria defendida por Vygotsky baseia-se na Zona de Desenvolvimento Próximo que se refere à criação de situações de interacção social ou ambientes em que a criança recebe apoio, permitindo-lhe adquirir novas capacidades (skills), que lhes permitam a curto e a longo prazo ultrapassar dificuldades de diversas origens. É com base nos estudos levados a cabo por Vygotsky e seus seguidores que surge o Plano de Acção Tutorial, na medida em que se pretende criar ambientes escolares e sociais que permitam aos alunos com determinados problemas, ultrapassar as dificuldades e integrarem-se, de forma natural e adequada, ao meio em que estão inseridos, permitindo-lhes ainda “crescerem” como indivíduos diferentes dos restantes, mas socialmente integrados e participantes.
Assim, há que ter em conta aspectos individuais e sociais específicos, aquando da organização de um Plano de Accão Tutorial, uma vez que este tipo de plano visa ajudar os alunos a ultrapassarem dificuldades de integração no espaço escola/turma, aumentando a sua auto-estima, inserção escolar e social, adquirir hábitos de trabalho individual e em grupo, ultrapassando dificuldades de aprendizagem, que surjam ao longo do percurso escolar. Logo à partida é necessário traçarem-se os objectivos para este plano de forma clara e objectiva, tal como os públicos-alvo, a metodologia, as actividades a desenvolver, entre outros.
Objectivos Gerais
- Diagnosticar potencialidades e dificuldades do aluno e fazer o devido encaminhamento;
- Estimular o desenvolvimento de competências sociais, de convívio;
- Desenvolver actividades que promovam a auto-estima do aluno;
- Gerir conflitos ajudando o aluno a superar problemas de relacionamento;
- Prestar esclarecimentos aos alunos nas áreas em que apresentem questões;
- Promover e colaborar em acções de educação para os afectos
- Identificar e analisar as causas do absentismo, abandono e insucesso escolares e exclusão social, colaborando com a escola e pais e encarregados de educação no combate a estas situações;
- Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida;
- Promover a relação família-escola;
- Diagnosticar e apoiar casos de famílias desfavorecidas;
- Promover parcerias com diferentes instituições (centros de saúde, associação de pais, centros desportivos, etc).
Evidentemente que é necessário delinear todo o processo, a fim de se identificarem os públicos-alvo deste tipo de plano, nomeadamente alunos com dificuldades de aprendizagem, com dificuldades de integração na escola/turma, alunos de famílias desestruturadas, com problemas sociais e financeiros que possam levar ao abandono escolar, insucesso e comportamentos disruptivos. Para além destes aspectos, é também extremamente importante estabelecer, de forma clara, as funções do professor tutor que será o responsável pelo acompanhamento de um determinado grupo de alunos que deverão ser, preferencialmente, acompanhados pelo mesmo tutor durante todo o seu percurso escolar. Este profissional deverá também reunir periodicamente com os alunos (encontros semanais) e com o conselho de turma, de forma a planificar e articular as actividades, adquirindo ainda uma visão global de todo o processo nas diferentes disciplinas.
Em suma, este tipo de plano, à luz das teorias defendidas por Vygotsky, funciona como uma ferramenta privilegiada no combate ao insucesso e abandono escolar, tal como na tentativa de ajudar os alunos a ultrapassarem dificuldades de integração nos grupos em que foram inseridos.

Bibliografia
- http://www.edu.helsinki.fi/activity/pages/chatanddwr/activitysystem/ (cedido online)
- http://communication.ucsd.edu/LCHC/MCA/Paper/Engestrom/expanding/ch3.htm (cedido online)
- Ramirez, M.J.J., Flores, Oscar, Pajarito, Elena, Un acercamiento a la orientación y tutoria en secundaria: la opinion de los estudiantes, (cedido online)
- http://www.uma.pt/carlosfino/publicações/11.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário